Rodamos no Corolla Cross XRX híbrido 2024

Versão topo de linha XRX a R$ 207.790,00. Amauri Yamazai

SUV reúne tecnologias visando eficiência energética, segurança e conforto.

Rodamos no Corolla Cross XRX híbrido 2024.

Andamos na versão topo de linha do Corolla Cross híbrido produzido na fábrica da montadora na cidade de Sorocaba-SP.

Durante a avaliação, nos primeiros quarteirões chamam a atenção o baixo nível de ruído e o conforto proporcionado pela suspensão e bancos de couro mais macios que os da concorrência.

A combinação de silêncio a bordo e capacidade de amortecimento fazem do SUV um dos mais confortáveis do segmento. Além disso, equipamentos de auxílio ao motorista (Toyota Safety Sense) ajudam a evitar acidentes facilitando a vida do condutor.

Design

Na linha 2024, não mudou nada.

SUV de porte médio vem com pneus 225/50 R18 – Dunlop. Foto: Amauri Yamazaki

Toyota Safety Sense

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): Usa a câmera e o radar para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar, ou reduzir; os danos causados por ela. No Corolla Cross, o sistema detecta pedestres e ciclistas.

Luz diurna, farol, farol de neblina e pisca em LED, além de sensor de distância sonoro dianteiro. Amauri Yamazaki

Sistema de Permanência de Faixa (LTA), com de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): Detecta desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Esse sistema inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para manter sua posição, aplicando suporte de direção e um alerta sonoro.

Distância entre-eixos de 2,64 m e altura de 1,62 m. Amauri Yamazaki

Vão Livre: 16 cm.   Diâmetro de giro: 11,6 m.

Faróis altos automáticos (AHB): Trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade. No início, o motorista vai achar que o farol alto está com defeito pois ele entra sozinho conforme leitura da câmera do carro.

Interior

O interior é bem macio e o revestimento bege claro dos bancos proporcionam um visual agradável.  Equipado com direção elétrica, volante revestido em couro com comandos de som, computador de bordo, telefone e piloto automático.

Ar-condicionado digital de 2 zonas e sistema multimídia de 8″ com pareamento de smartphone sem fio com uma entrada USB do tipo A.

Equipado com 7 airbags e espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e aviso de ponto cego.

Painel de instrumentos analógico e computador de bordo digital. Amauri Yamazaki

No painel de faz falta mais uma entrada USB preferencialmente do tipo C, mais moderna.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): A princípio, utiliza o radar na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Tela multimídia de 8″ com pareamento de smartphone sem fio. Amauri Yamazaki

Freio de mão: Pedal do lado esquerdo.

Bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista e teto solar convencional. Amauri Yamazaki
Bom espaço para os passageiros do banco traseiro com dutos do ar-condicionado. Amauri Yamazaki

Motor

Dianteiro, 1.8L VVT-i 16V, flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). O conjunto conta com + 2 motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque.

Potência combinada: 122 cv.
Torque combinado: 16,6 kgfm.

Consumo: 10,9 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com etanol apenas com o motorista.

Bateria do sistema híbrido: Níquel-hidreto com 1,31 kWh.

Motor 1.8 a combustão flex + 2 motores elétricos geram potência combinada de 122 cv. Amauri Yamazaki

Aceleração: 0 a 100 km/h ao redor dos 12,4 segundos.

Consumo: Segundo o computador de bordo o consumo foi de 10,9 km/l na cidade com etanol. Amauri Yamazaki
Rack no teto e antena tipo tubarão. Amauri Yamazaki

Suspensão Dianteira: Independente McPherson.

Suspensão Traseira: Semi independente por eixo de torção.

Capacidade do tanque de combustível da versão híbrida XRX: 36 litros. Amauri Yamazaki

Freios: A disco nas quatro rodas sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

Capacidade de carga: 450 kg.  Estepe: Do tipo temporário.

A tampa do porta-malas funciona manualmente não havendo comando elétrico para abertura ou fechamento.

Porta-malas com capacidade para 440 litros. Amauri Yamazaki

Principais concorrentes:

A princípio: Jeep Compass, VW Taos, Chery Tiggo 7, Hyundai Tucson e Mitsubishi Eclipse Cross.

O que o Corolla Cross tem:

– Conforto, alta eficiência energética, segurança ativa e passiva (7 airbags)..
– Produção no Brasil gera empregos e riquezas no país. Automóveis importados tiram divisas do país.
– Automóveis híbridos e elétricos são livres do rodízio na cidade de São Paulo.
– Excelente valor de revenda.
– Garantia de 5 anos do veículo e 8 anos do sistema híbrido dão segurança ao proprietário.
– Uma das melhores assistências técnicas do país.

O que falta no Corolla Cross:

– Mais uma entrada USB na dianteira preferencialmente a do tipo C.
– Tanque de combustível com capacidade superior aos 36 litros principalmente quando abastecido com etanol.

O Corolla Cross é produzido na cidade de Sorocaba – SP, de onde é exportado para diversos países da América do Sul. Amauri Yamazaki

Rodamos no Corolla Cross XRX híbrido 2024.

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