Rodamos no Hyundai HB 20 Platinum 1.0 turbo
Modelo surpreende pela eficiência dos equipamentos de assistência ao motorista.
Rodamos no Hyundai HB 20 Platinum 1.0 turbo.
Tivemos a oportunidade de rodar no modelo topo de linha do HB hatch turbo a Platinum.
Sucesso de vendas desde o lançamento, o hatch não decepciona em relação a potência, dirigibilidade e espaço interno. Contudo, os equipamentos de assistência ao motorista operam com uma eficiência superior até mesmo de veículos de categoria superior.
Aviso de ponto cego nos espelhos retrovisores com alarme sonoro, sistema de auxílio de manutenção de faixa, frenagem autônoma, detector de fadiga e aviso de que o carro a frente começou a andar, operam com uma eficiência de chamar a atenção.
Além disso, a versão Platinum vem com 6 airbags: 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina.
Na dianteira, não há sensores de distância.
Comprimento: 4.000 mm Distância entre-eixos: 2.530 mm.
Design
Mudou bastante ficando mais reto em todas as direções.
Seus principais concorrentes são o Chevrolet Onix, VW Polo, Fiat Argo e Peugeot 208.
Interior
Dentro dos padrões do segmento, a versão Platinum vem bem equipada com volante com comandos de som, telefone, piloto automático, computador de bordo e paddle shift.
De acordo com a montadora, o software embarcado ganhou atualizações para operar com mais eficiência identificando: veículos, pedestres e ciclistas.
Todos com comandos de vidros com sistema automático.
A central multimídia tem gravador de voz e um software para evitar que manobristas mexam no sistema multimídia utilizando uma senha para bloqueio.
Ar-condicionado digital de uma zona com 3 modos de ventilação. As linhas-guia da câmera de ré não são dinâmicas.
Abaixo do ar-condicionado uma entrada USB-A, uma entrada USB-C (mais eficiente) somente para carregamento de celular e uma tomada 12V.
Ao lado do banco do motorista um descansa braço com um porta-volume.
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura.
Lâmpadas internas de iluminação do tipo incandescente. Para-sol do passageiro com iluminação.
Motor
Dianteiro, transversal, 3 cilindros, turbo, 998 cm³, 12V, duplo comando, injeção direta, flex e Start&Stop que pode ser desligado. Contudo, quando o carro é ligado novamente o Start&Stop volta a funcionar.
Potência: 120 cv com gasolina ou etanol.
Torque: 17,5 kgfm entre 1.500 a 4.000 rpm com gasolina ou etano.
Câmbio: Automático de 6 velocidades tem performance melhor que no Creta 1.0 turbo. Com isso, as retomadas são mais rápidas.
Consumo: Durante o período de avaliação o computador de bordo reportou 6,7 km/l com etanol
Bateria do tipo AGM, mais eficiente e também mais cara na hora da reposição.
Suspensão
Dianteira: McPherson
Traseira: Eixo de torção.
Freios
Discos nas rodas dianteiras e tambores nas rodas traseiras.
Garantia: 5 anos.
Tanque de combustível: 50 litros.
Rodamos no Hyundai HB 20 Platinum 1.0 turbo.