Avaliamos o Toyota Yaris Sedã XS 1.5
Mecânica, suspensão, espaço e porta-malas estão entre os atrativos.
Avaliamos o Toyota Yaris Sedã XS 1.5 flex.
A linha Yaris 2023 foi lançada em janeiro deste ano, tendo como novidade a adoção em toda a linha do motor 1.5, abandonando a opção do motor 1.3 que fazia parte da linha.
O Yaris está disponível em 3 versões: XL, XS e XLS, todas equipadas com transmissão automática CVT de 7 velocidades e 7 airbags.
O Yaris é agradável de dirigir, pois o motor 1.5 e o câmbio CVT trabalham em perfeita sincronia proporcionando uma condução ágil e silenciosa.
Contudo, a falta do recurso de ajuste de profundidade do volante compromete a ergonomia para o motorista.
Design
Mudou pouco com a adoção de novos para-choques dianteiros similares ao do Corolla.
Todas as versões do Yaris contam com DRL em LED e os faróis de neblina estão disponíveis somente na versão topo de linha XLS.
Interior
O Yaris ganhou um novo estilo no revestimento dos bancos das versões XL e XS com a adoção da cor dark silver nos acabamentos.
No painel de instrumentos conta-giros e velocímetro analógicos e computador de bordo em tela de 4,2 polegadas em TFT.
Além disso, a central multimídia tem tela de 7 polegadas com espelhamento de smartphone com cabo e sistema compatível com Android Auto e Apple Carplay. O ar-condicionado é digital de uma zona com filtro antipólen.
Na versão XS não há sensor crepuscular para ascendimento automático dos faróis.
Para os passageiros do banco traseiro duas novas entradas USB, para carregamento de celulares.
Motor
O novo Yaris 2023 passa a contar somente com o motor 1.5L flex Dual VVT-i com 110 cv de potência (etanol) e 14,9 kgfm de torque a 5.600 rpm e câmbio CVT de 7 velocidades. Bem como, as versões XS e XLS possuem troca de marchas no volante.
Além disso, alterações foram feitas na calibração do motor que recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes e a potência com gasolina é de 105 cv a 5.600 rpm, com 14,3 kgfm de torque.
Segurança
Todas as versões possuem:
Controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC),
Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS),
Cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e
ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança).
Na linha 2023, toda a linha Yaris sai de fábrica com 7 airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros.
No para-choque traseiro não há sensor sonoro de distância.
Para as versões XS e XLS, foram incorporados dois sistemas de segurança ativa da Toyota:
– Sistema de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto;
– Alerta de Evasão de Faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).
Garantia
O novo Yaris 2023 conta com garantia de 5 anos ou 150 mil km (o que ocorrer primeiro).
O que o Yaris XS tem:
Mecânica eficiente, silenciosa e confiável.
Uma das suspensões mais confortáveis do segmento.
Valor de revenda.
O que falta no Yaris XS:
Regulagem de profundidade do volante.
Sensor crepuscular para ascendimento automático dos faróis.
Sensor sonoro de distância pelo menos no para-choque traseiro.
Avaliamos o Toyota Yaris Sedã XS 1.5 flex.