Avaliamos o Toyota Yaris Sedã XS 1.5

Toyota Yaris sedã XS a partir de R$ 106.490,00. Foto: Amauri Yamazaki

Mecânica, suspensão, espaço e porta-malas estão entre os atrativos.

Avaliamos o Toyota Yaris Sedã XS 1.5 flex.

A linha Yaris 2023 foi lançada em janeiro deste ano, tendo como novidade a adoção em toda a linha do motor 1.5, abandonando a opção do motor 1.3 que fazia parte da linha.

O Yaris está disponível em 3 versões: XL, XS e XLS, todas equipadas com transmissão automática CVT de 7 velocidades e 7 airbags.

O Yaris é agradável de dirigir, pois o motor 1.5 e o câmbio CVT trabalham em perfeita sincronia proporcionando uma condução ágil e silenciosa.

Por fora o Yaris sedã 2023 mudou pouco. Foto: Amauri Yamazaki

Contudo, a falta do recurso de ajuste de profundidade do volante compromete a ergonomia para o motorista.

Design

Mudou pouco com a adoção de novos para-choques dianteiros similares ao do Corolla.

Todas as versões do Yaris contam com DRL em LED e os faróis de neblina estão disponíveis somente na versão topo de linha XLS.

Faróis halógenos e luz diurna em LED. Foto: Amauri Yamazaki
Distância entre-eixos de 2.550 mm e nova rodas de 15 polegadas com pneus 185/60 R15 Dunlop. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

O Yaris ganhou um novo estilo no revestimento dos bancos das versões XL e XS com a adoção da cor dark silver nos acabamentos.

No painel de instrumentos conta-giros e velocímetro analógicos e computador de bordo em tela de 4,2 polegadas em TFT.

Computador de bordo em tela TFT de 4,2 polegadas e tela multimídia com 7 polegadas e conexão com cabo. Foto: Amauri Yamazaki
O consumo com etanol na cidade de São Paulo foi de 6,6 km/l. Foto: Amauri Yamazaki

Além disso, a central multimídia tem tela de 7 polegadas com espelhamento de smartphone com cabo e sistema compatível com Android Auto e Apple Carplay. O ar-condicionado é digital de uma zona com filtro antipólen.

Bancos com revestimento misto e o nome Yaris em destaque. Foto: Amauri Yamazaki

Na versão XS não há sensor crepuscular para ascendimento automático dos faróis.

Para os passageiros do banco traseiro duas novas entradas USB, para carregamento de celulares.

Excelente espaço para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

O novo Yaris 2023 passa a contar somente com o motor 1.5L flex Dual VVT-i com 110 cv de potência (etanol) e 14,9 kgfm de torque a 5.600 rpm e câmbio CVT de 7 velocidades. Bem como, as versões XS e XLS possuem troca de marchas no volante.

Além disso, alterações foram feitas na calibração do motor que recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes e a potência com gasolina é de 105 cv a 5.600 rpm, com 14,3 kgfm de torque.

Motor 4 cilindros, 1.5, aspirado, flex, com 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque com etanol. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Todas as versões possuem:

Controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC),
Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS),
Cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e
ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança).

Na linha 2023, toda a linha Yaris sai de fábrica com 7 airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros.

Design traseiro permaneceu o mesmo da versão anterior. Foto: Amauri Yamazaki

No para-choque traseiro não há sensor sonoro de distância.

Para as versões XS e XLS, foram incorporados dois sistemas de segurança ativa da Toyota:

– Sistema de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto;

– Alerta de Evasão de Faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).

Modos de condução econômica e sport, além de recursos de assistência a direção. Divulgação

Garantia

O novo Yaris 2023 conta com garantia de 5 anos ou 150 mil km (o que ocorrer primeiro).

Porta-malas com capacidade para 473 litros. Foto: Amauri Yamazaki

O que o Yaris XS tem:

Mecânica eficiente, silenciosa e confiável.
Uma das suspensões mais confortáveis do segmento.
Valor de revenda.

O que falta no Yaris XS:

Regulagem de profundidade do volante.
Sensor crepuscular para ascendimento automático dos faróis.
Sensor sonoro de distância pelo menos no para-choque traseiro.

 

Avaliamos o Toyota Yaris Sedã XS 1.5 flex.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password