Japão aproveita os 110 anos e quer pesquisa inédita sobre descendentes na América Latina

Afinidade com a cultura será analisada (Foto: Divulgação)

Promover a compreensão e integração da cultura japonesa no continente americano e expor como vivem atualmente os descendentes de japoneses nos países da América Latina. Esses são as respostas buscadas em uma pesquisa inédita que está sendo planejada pelo governo japonês para 2018, como parte das celebrações pelos 110 anos da imigração japonesa ao Brasil.

Segundo informações colhidas pela reportagem, o estudo será feito a partir do meio deste ano, provavelmente com início em agosto, e terá como peça chave uma enquete com abordagem pessoal nas ruas das principais cidades da América Latina, em especial do Brasil. A ideia, porém, é iniciar a pesquisa em apenas três países da América Latina e, posterior-mente, ampliar para outras nações. O Brasil já está garantido, não só pelas celebrações, mas por concentrar a maior comunidade de descendentes de japoneses. Ainda não há, por outro lado, uma definição por parte do Japão sobre os outros dois países que participarão nesse primeiro momento.

Toda a coordenação da pesquisa será feita pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão e a intenção é que as respostas partam de nikkeis entre 20 a 45 anos de idade, justamente as gerações que o governo daquele país a-credita ter menos consciência sobre sua identificação como descendentes de japoneses.

Preliminarmente e se o resultado confirmar que a familiarização dos nikkeis em relação ao Japão está diminuindo, o governo daquele país pretende criar novas medidas para estimular ainda mais as relações entre os países e reconstruir o relacionamento dessas pessoas com o Japão.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password