Jogos de Tóquio podem ter reconhecimento facial

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estão estudando a possibilidade de implantarem um sistema de reconhecimento facial para reforçar a segurança da competição.

A ideia é escanear o rosto de todos que estiverem trabalhando nas Olimpíadas de Tóquio 2020 . A medida não inclui apenas a equipe de organização, mas também atletas e profissionais da imprensa – a expectativa dos organiza-dores do evento é que sejam escaneados entre 300 mil e 400 mil rostos.

O objetivo é evitar roubos de cartões de identificação de pessoas autorizadas a frequentar áreas restritas ao público. Por conta disso, os espectadores não vão precisar realizar o processo de reconhecimento facial. As pessoas que entrarem em locais restritos vão ter seus rostos verificados pelas câmeras. Caso alguém não cadastra-do tente entrar em local proibido, um alerta será emitido para a equipe de segurança da competição.

Informações dão conta que o sistema chamado NeoFace, fornecido pela NEC, se encarregaria de checar os rostos. Vale lembrar que um sistema similar foi testado pelos japoneses durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro do ano passado, mas em pequena escala para autenticar a entrada no centro de visitantes reservado ao Japão, criado durante o evento na Cidade das Artes.

O NeoFace é fornecido para diversos empreendimentos desde a rede de fast-food CaliBurger ao Departamento de Segurança Interna dos EUA. A notícia, entretanto, levantou preocupações. Especialistas em segurança questionam há tempos o destino dos dados coletados pela tecnologia da NEC, que pode estar criando um grande banco de dados com informações de todos os seus clientes.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password