Brasil e Japão discutem implantação da TV digital

Representantes do Ministério das Comunicações do Brasil participaram do Seminário Internacional sobre Implementação da TV digital, realizado no Chile. Durante o evento, a delegação brasileira discutiu formas de cooperação para melhor implantação do padrão nipo-brasileiro de TV digital, já adotado por 17 países.

“Além de participar do seminário, aprofundamos o diálogo com representantes do governo chileno e do setor privado sobre vários temas do setor de telecomunicações”, revela o assessor internacional do Ministério das Comunicações, Murilo Komniski.

Segundo ele, existe um interesse especial em cooperação na área de banda larga, governança da internet e conexão do anel de fibra óptica da União das Nações Sul-Americanas e do cabo submarino que ligará a América do Sul à Europa.

O padrão nipo-brasileiro de TV digital, através do sistema ISDB-T de televisão, proporciona maior qualidade da imagem e do som, possibilita a interatividade com o telespectador e acesso por dispositivos móveis, como celulares, tablets e aparelhos GPS.

Nos acordos para implantação desse sistema, estão previstas capacitação tecnológica e transferência de tecnologia para os países que optaram pelo ISDB-T. Essa capacitação é uma política nacional que foi estabelecida logo após a criação do sistema, em 2006. No mês passado, por exemplo, técnicos e engenheiros do Chile, Peru e Equador estiveram no Brasil para conhecer melhor os aspectos da transição da TV analógica para digital.

O padrão nipo já foi adotado Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Costa Rica, Botswana, Guatemala, Honduras, Maldiva, Sri Lanka e Filipinas, além de Brasil e Japão.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password