Tocantins segue Manaus e pode ter ensino japonês

A implantação de aulas de língua japonesa nas escolas públicas do Tocantins foi discutida, na última sexta-feira, durante um encontro entre uma comitiva japonesa, liderada pelo embaixador Kunio Umeda, e o governador daquele Estado, Marcelo Miranda (PMDB). No mês passado, a cidade de Manaus confirmou a criação de escolas públicas bilíngues para ensinar o japonês.

De acordo com o embaixador, a iniciativa de implantar aulas de japonês nas escolas visa, a longo prazo, aumentar o número de estudantes brasileiros no Japão, através do Programa Ciência Sem Fronteira. De acordo com o diplomata, mesmo com a possibilidade de estudar em inglês, o domínio da língua mãe de seu país ainda é um fator que facilita a estada na terra do sol nascente.

“Hoje o Tocantins tem cerca de 10 mil pessoas de origem japonesa. Atualmente apenas 340 alunos brasileiros estudam no Japão pelo Ciência sem Fronteira e, por isso, o governo está querendo aumentar o número de alunos do Brasil no Japão”, completou.

Ainda segundo Kunio Umeda, a proposta pode contar com o apoio do governo do Estado, bem como de instituições de ensino superior. “É importante termos as universidades e as escolas públicas com disciplinas de língua japonesa”, frisou.

Para o governador  Miranda, a parceria entre o Estado do Tocantins e o governo japonês tem levado bons frutos para a população do mais novo Estado do País. “O mais importante é saber que o Japão está presente no Tocantins e que os projetos explanados na oportunidade coincidem com os nossos”, pontuou.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password