Temer nomeia embaixador do Brasil no Japão

O presidente Michel Temer nomeou o diplomata Eduardo Saboia para ser embaixador do Brasil no Japão. Antes de ser nomeado, ele foi sabatinado, em junho, pelos senadores, sendo aprovado por 41 votos a favor e 8 contra.

Durante a sabatina, Saboia disse que uma prioridade à frente da Embaixada no Japão será o apoio à comunidade brasileira no país, mais especificamente os problemas da educação, setor que filhos de brasileiros que emigram para lá não conseguem acompanhar o sistema educacional japonês, mas tampouco têm domínio do português. Saboia disse que esse é um problema que tem solução, mas que exigirá tempo e uma forte articulação com os governos locais.

O diplomata destacou também a necessidade de avançar na construção de um acordo comercial entre o Mercosul e o Japão, lembrando que o volume de comércio do país com o Brasil recuou de US$ 17 bilhões anuais para US$ 9 bilhões em 2017.

O nome de Saboia, porém, está envolvido em uma grande polêmica. Ele ganhou fama após ajudar o senador boliviano Roger Pinto Molina a fugir para o Brasil em 2013. Na ocasião, Molina estava havia 15 meses na embaixada brasileira em La Paz após receber asilo político. Molina, que morreu no ano passado num acidente aéreo nos ar-redores de Brasília, era opositor do presidente da Bolívia, Evo Morales.

A fuga provocou a queda do então ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, e Saboia foi alvo de um inquérito administrativo e foi pu-nido com suspensão de 20 dias por quebra de hierarquia.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password