Procurador ressalta cooperação durante seminário Brasil-Japão contra a corrupção

Rodrigo Janot foi um dos convidados do evento (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Procuradoria-Geral da República e a Embaixada do Japão no Brasil promoveram ontem o “Seminário Brasil-Japão de Combate à Corrupção”, no auditório do Conselho Superior do Ministério Público Federal, em Brasília.

Com o objetivo de disseminar o conhecimento adquirido por procuradores em cursos realizados no Japão e abordar a experiência japonesa e brasileira no combate à corrupção, o evento foi aberto pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e pelo embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh.

Na ocasião, Janot ressaltou que, apesar da cooperação entre Brasil e Japão na área penal ser recente, ela já colabora muito com a criação de uma rede internacional de combate ao crime. “Desde de 2008 membros do Ministério Público Federal participam em Tóquio de cursos organizados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão e o Instituto das Nações Unidas para a Ásia e o Extremo Oriente para a Prevenção do Crime e Tratamento de Criminosos. Este programa tem tornado possível a criação e a manutenção de uma rede internacional de parceiros na percepção de delitos no combate à corrupção. O curso na capital japonesa conta com juízes e procuradores de todo o mundo”, afirmou o procurador-geral.

As relações entre a Procuradoria-Geral da República do Brasil e a Procuradoria Geral do Japão foram estreitadas quando, em maio de 2008, a Procuradoria-Geral da República recebeu a visita do então procurador-geral do Japão, Keiichi Tadaki, como parte das atividades do centenário da imigração japonesa ao Brasil.

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password