Ministro tem encontro com embaixador do Japão

Na primeira viagem desde que o PSDB confirmou que permaneceria no governo Temer, o ministro das Relações Exteriores, o tucano Aloysio Nunes Ferreira, desembarcou na China com a missão de dar início a um plano estratégico ambicioso específico para a Ásia, a primeira política desenhada pelo Itamaraty exclusivamente para este lado do mundo.

Para isso, convocou durante o final de semana um primeiro encontro com embaixadores em quatro países-chave da região: China, Índia, Cingapura e Japão, com a intenção de buscar investimentos e comércio de alto valor agregado na Ásia, que se tornou o novo centro de dinamismo econômico global e já representa 40% do comércio exterior brasileiro.

A avaliação do ministro é a de que a Ásia é uma região em que o Brasil pode inovar e, justamente por isso, oferece mais do que qualquer outra uma perspectiva de futuro. Além disso, a ideia é explorar uma região em que não existem ideias preconcebida ou já consolidadas sobre o Brasil.

Nunes Ferreira ouviu de seus embaixadores durante mais de três horas a lista das oportunidades e dificuldades nos mercados em que representam o Brasil.

Considerada a última fronteira a ser explorada, é na Ásia que se concentra hoje a maior parte das riquezas e da população do planeta. As exportações do Brasil para a Ásia em 2016 somaram US$ 74 bilhões, ou 40% do que o país vendeu para o resto do mundo. A China é a segunda maior economia do mundo, o Japão, a terceira, a Índia a sétima, e Cingapura a 33ª. Juntos, os quatro países somam um PIB (Produto Interno Bruto, soma de tu-do o que é produzido ao londo de um ano) de US$ 17,82 trilhões.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password