Princesa Mako é cotada para visitar o Brasil e representar o Japão nos 110 anos da imigração

Mako (de verde) é a filha mais velha do príncipe Akishino (Foto: Divulgação)

A informação não é oficial, mas a princesa Mako, filha mais velha do príncipe Akishino (segundo filho do imperador Akihito e da imperatriz Michiko) e da princesa Kiko, e que atual-mente está com 25 anos de idade, pode visitar o Brasil no ano que vem, para as celebrações pelos 110 anos da imigração japonesa.

Assim como ocorreu no centenário da imigração, em 2008 e nas celebrações pelos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, em 2015, um membro da Família Imperial japonesa é esperado pelos organizadores das comemorações no País, porém, por enquanto, nenhum nome foi oficializado, por questões de segurança.

Informações obtidas pela reportagem, porém, dão conta que Mako seria a escolhida e desembarcaria no Brasil na segunda quinzena de setembro de 2018, provavelmente no dia 13. Toda a programação da visita estaria sendo elaborado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Diante da possibilidade da visita de um membro da Família Imperial, muitas cidades, de diversos estados brasileiros já vêm mostrando interesse em recebê-lo. Para se ter uma ideia, no começo do mês de julho, em visita a São Paulo, o prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato (PSD), entregou à presidente do Bunkyo, Harumi Goya, uma carta formalizando a intenção de integrar nas comemorações dos 110 anos da imigração o “Dia em Homenagem aos Imigrantes Japoneses Presos na Ilha Anchieta”, celebrado por lá em 23 de setembro. Para isso, o prefeito pleiteia a inclusão de Ilha Grande na programação do integrante imperial.

Em entrevista ao São Paulo Shimbun, a presidente do Bunkyo não confirmou o nome da princesa como a escolhida. “Não estou sabendo de nenhuma informação a esse respeito. Por enquanto é tudo especulação e duvido que o Japão divulgará algo agora. Acredito que o anúncio ficará para o ano que vem”, disse ela. Sobre a possível presença da princesa, Goya afirmou que o importante é que um dos membros esteja no País. “Não há preferência por nenhum nome”, comentou.

As chances da princesa Mako vir ao Brasil é grande tendo em vista que no ano passado ela visitou pela primeira vez a América Latina, para os 80 anos da imigração japonesa no Paraguai. No ano anterior, em 2015, a primogênita do príncipe Akishino iniciou a missão internacional de representar a Família Imperial em Honduras e El Salvador.

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password