Nikkei abre exposição inédita em São Paulo

A Adelina Galeria, em São Paulo, recebe, até o dia 13 de janeiro, a exposição “Entre(meios)”, de Erica Kaminishi, que conta com telas e uma instalação, com esculturas que recriam um jardim japonês. Nas obras, a artista também transcreve poemas de Fernando Pessoa.

Kaminishi, que também expõe um dos seus trabalhos no Japanese American National Museum, em Los Angeles, apresenta ao público toda a influência da cultura oriental em seu trabalho e sua constante busca pela identidade.

Através da exposição, a nikkei busca dar nova aparência para os materiais que utiliza, fazendo com que a tela pareça papel e o papel pareça cerâmica, por exemplo, além de trazer uma es-tética própria da cultura oriental, em que o dourado e o azul são as cores predominantes. Seu trabalho é baseado na busca constante de identidade e a artista, que atualmente mora na França, traz dois elementos que representam a dualidade e ambiguidade entre aparência e essência da cultura nipo-brasileira: o poema como referência à língua materna e simbolo-gias da cultura japonesa tradicional.

A mostra pode ser vista de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas; e, aos sábados, das 10 às 17 horas, na rua Cardoso de Almeida, 1285, Perdizes.

Além da exposição, a artista também realizou uma oficina, quando falou sobre a cartografia poética. Também trabalhou com os participantes a produção de um mapa poético baseado na memória e história de cada um, valendo-se de cartas, fotos e mapas.

Kaminishi se formou em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná e se pós-graduou em Artes Visuais e Cinema.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password