Museu Histórico da Imigração Japonesa expõe quadros doados por Susumu Miyao

Um dos quadros que está na exposição (Foto: Divulgação)

O famoso escritor Oscar Wild cunhou a célebre frase: “O segredo da vida está na arte”. Sendo assim, um pouco da trajetória do pesquisador Susumu Miyao, falecido há cerca de 1 ano, poderá ser conhecida a partir dela.

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil exibe, até 12 de novembro, uma coleção de obras de arte, a maioria assinadas por artistas nipo-brasileiros, que fazia parte do acervo pessoal do pesquisador e foi doada por ele antes de morrer. Ao todo, estão expostas 33 obras, além de outros 11 objetos pessoais.

Para Lídia Yamashita, vice-presidente da Comissão de Administração do Museu, essa é uma oportunidade para lembrar do pesquisador.  “Essas obras fizeram parte da vida do Susumu, enfeitando o seu ambiente de produção cultural, certamente selecionadas a dedo pelo seu proprietário e, portanto, de rara oportunidade para apreciarmos. É uma exposição muito bonita, na qual as pessoas conhecerão um pouco do gosto dele. Há quadros raros de artistas nipo-brasileiros muito importantes na história. Vale muito a pena conferir”, convida ela.

Além de ter se dedicado ao estudo da história dos imigrantes japoneses no Brasil, Miyao também foi um dos responsáveis pela criação do Museu da Imigração, além de ter sido membro e vice-presidente da Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo. Integrou também o júri que selecionava as obras de arte para os Salões Bunkyo de Arte Contemporânea (herdeiros diretos do Salão Seibi, rea-lizado pelo Grupo Seibi).

“A mostra é uma merecida homenagem a todo o trabalho feito pelo Miyao-san. É uma oportunidade para lembrarmos dele, que tanto apoiou e orientou a criação do Museu, como um guardião que o conhecia desde o momento de sua fundação”, comenta

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password