Manaus terá japonês nas escolas estaduais

Representantes do governo amazonense se preparam para lançar um programa bilíngue para ensinar o idioma japonês em escolas da rede estadual de educação.

O projeto-piloto terá início na Escola Estadual Djalma Batista, localizada no bairro Japiim, zona sul de Manaus. A unidade de ensino já está passando por obras e adaptações  para funcionar como escola de tempo integral. O  investimentos é na ordem de R$ 10,5 milhões e a obra está em fase de finalizações, com o funcionamento previsto para 2016.

“Nosso Estado e o Japão têm uma relação fraterna, há muito tempo. Foram eles que introduziram a juta e a malva e, hoje, temos muitas empresas no Polo Industrial de Manaus. São grandes empresas que geram emprego e movimentam nossa economia”, disse o governador local, José Melo (Pros).

Com a escola bilíngue, além de aprender a língua japonesa, os alunos irão estudar disciplinas no idioma. O currículo escolar especial está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Educação e especialistas em educação do Consulado do Japão. Materiais didáticos e ambientes para o aprendizado da cultura do país asiático serão desenvolvidos.

De acordo com o cônsul-geral do Japão em Manaus, Kazuo Yamazaki, a expansão do aprendizado do idioma é uma bandeira estratégica para atender ao mercado empresarial instalado no Amazonas. “É interesse do governo japonês, queremos ampliar a língua no estado por causa da presença maciça das empresas japonesas”, disse.

O Amazonas conta com a quarta maior comunidade japonesa no Brasil, com cerca de 160 mil descendentes e é uma das rotas  para investimentos do Japão, com cerca de 30 empresas já em operação.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password