Feirantes lutam por volta de orgânicos ao Ibirapuera

#afeirafica. Essa é a hashtag (palavra-chave) adotada pelos trabalhadores da feira orgânica do Parque Ibirapuera e que desde março estão do lado de fora, no estacionamento.

Por conta da construção da Praça Ayrton Senna, os feirantes tiveram que desarmar as barracas no Modelódromo e montar, provisoriamente, do lado de fora do parque.

O problema é que ali não há estacionamento e a insegurança dispersaram os fregueses, minguando o caixa dos feirantes. Cinco meses depois, a Prefeitura não quer mais a volta da feira ao antigo local, sob argumentação de danificação do piso pelo trânsito de caminhões, e propõe mudança para uma área ao lado da reservada ao aeromodelismo.

Os feirantes, contudo, dizem que o local é “es-condido” e se manifestam o problema nas redes sociais. Com a população sensibilizada com o problema, eles fazem um abaixo-assinado online pela volta da feira orgânica para dentro do Parque Ibirapuera.

Até ontem, 15.306 assinaturas apoiavam o abaixo-assinado, cuja meta é atingir 20 mil. A partir daí, o documento será encaminhado ao prefeito João Dória e ao secretário de Esporte, Jorge Damião.

No texto de apresentação do abaixo-assinado, consta que a feira, criada em 2012, “passou a ser um cartão de visitas da cidade, registrando uma presença de até 3 mil pessoas em um sábado”. “Tirar a feira do seu espaço original irá desorganizar o que já está organizado, colocando em risco tudo o que foi construído com ótimos resultados para consumidores, produtores e feirantes.”

Hoje, 33 barracas de produtos orgânicos variados formam a feira, toda padronizada, muitas delas conduzidas por famílias nikkeis.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password