Dezembro ‘vermelho’ deve ter ceias moderadas

O mês de dezembro é “vermelho”, de acordo com a recente sanção do presidente Michel Temer, mas em referência ao “Dia Mundial de Luta Contra a Aids”, lembrado no dia 1º, e não à cor da roupa do Papai Noel.

Nesta semana, que liga o Natal e o Ano Novo, a fartura das ceias chama a atenção, mas que pode ser uma armadilha para o aumento de peso e de avanços de doenças, como a diabetes por conta de sobremesas açucaradas.

De acordo com Fernanda Maluhy, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, é importante manter sempre um estilo de vida saudável, evitando preocupações exageradas somente no final de ano. “O ideal é não usar como desculpa as datas festivas para prolongar por semanas os exageros com a comida. Na ceia pode provar de tudo um pouco, mas em quantidades moderadas”, explica.

Para ela, a ceia deve ser iniciada pelas entradas, como saladas fartas com castanhas, queijos e proteínas, que ajudam na questão da saciedade. Já o consumo de carboidratos refinados, inclusive as sobremesas, pode ser menor, auxiliando no controle dos excessos. Atenção redobrada deve ter quem tem problemas de saúde, como diabetes e hipertensão. E para o melhor consumo, toda a ceia deve ser preparada de forma caseira, preferencialmente, feita com ingredientes naturais, temperos frescos e não industrializados.

Quanto às bebidas, é possível trocar o álcool e refrigerantes por águas aromatizadas e sucos naturais.

No mais, a moderação é a palavra de ordem, que vale também para a exposição ao sol nesta nova estação. O verão começou na quinta-feira passada e vai até 20 de março.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password