Campanha de vacinação contra febre amarela recomeça em São Paulo

Recomeçou ontem a campanha de vacinação contra a febre amarela na cidade de São Paulo. Após uma parada para o Natal, a imunização volta a ser feita nas zonas Sul e Norte.

A meta é imunizar 2,5 milhões de pessoas em 128 postos de saúde, 90 na zona Norte e 38 na Sul.

Na zona Sul, a vacinação começou no último dia 21, nos distritos de Jardim Ângela, Parelheiros, Marsilac e parte do Capão Redondo (apenas na área de abrangência da UBS Luar do Sertão). Estes bairros ficam próximos a Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, onde foram confirmadas as mortes de 10 macacos com febre amarela.

Na zona Norte, a imuni-zação teve início no dia 21 de outubro, depois que um macaco foi encontrado morto no Parque do Horto. Exames comprovaram que o animal tinha o vírus da febre amarela. O macaco não transmite a doença para o homem, mas sim o mosquito que vive em matas e na beira dos rios. Ou seja, não é o Aedes aegypti, da dengue e zika. Por ora, relatos indicam que a febre amarela em voga é a do tipo silvestre e não a urbana.
Outros macacos também foram encontrados mortos em Piedade, interior de São Paulo.

Por isso, um mutirão de vacinação foi feito ontem e vai acontecer também hoje nos postos de saúde e em ambulatórios.

Não podem tomar a vacina, bebês com menos de 9 meses, gestantes, alérgicos à proteína do ovo e pessoas que apresentarem imunidade baixa.

Para a vacinação, a pessoa apta deve apresentar a carteirinha de vacinas e um documento com foto.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password