Deputado diz que visto não será tão ‘restritivo’

O deputado japonês Mikio Shimoji, que recentemente esteve no Brasil para falar sobre a liberação do visto aos yonseis, usou uma rede social para negar que os descendentes da quarta geração terão muitas restrições para conseguir a entrada no Japão, como divulgado pela imprensa japonesa, com fontes no Ministério da Justiça japonês.

Para Shimoji, as especulações foram exageradas e ainda não é o momento de pensar em restrições. “No momento, ainda não há absolutamente nada decidido. Não acredito que haverá tantas condições para a entrada da quarta geração”, disse o deputado, alegando que há uma inclinação do governo em facilitar a ida dos descendentes da quarta geração. “Acreditamos que é muito importante facilitar a vinda dos yonseis e construir um ambiente mais tranquilo, a partir do qual os novos residentes possam se esforçar para construir uma vida no Japão”, finalizou.

Como já divulgado pelo São Paulo Shimbun, o Ministério da Justiça do Japão pretende colocar algumas restrições para a entrada de yonseis, como o limite de idade de 18 a 30 anos e também a exigência do conhecimento básico no idioma japonês. O novo residente também teria que fazer um teste mais avançado do idioma (equivalente ao N3 do exame de proficiência) para prorrogar a permanência e não estaria apto a estender o visto a familiares. Outro ponto polêmico foi a possibilidade do visto ser limitado apenas a 1 mil pessoas por ano.

A quantidade de yonseis chega atualmente a 159 mil pessoas no Brasil e a restrição de número poderia deixar muita gente esperando por anos.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password