Cassação de nikkei deve seguir na Câmara

A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba deve ter, na noite de hoje, durante a sessão ordinária, a leitura da denúncia que pede a cassação do prefeito Mamoru Nakashima, fato ignorado desde junho.

A promessa foi obtida somente após a ocupação do plenário por um grupo de 25 alunos secundaristas. Na ocasião, eles gritaram palavras de ordem como “Fora Mamoru” e “Ocupar e Resistir”. A manifestação durou cinco horas e só terminou após eles conseguirem uma reunião com os vereadores. Os jovens, que querem mais agilidade no processo de análise das denúncias, também exigiram a votação das contas do Executivo referentes ao ano de 2013 e mais transparência pública nos atos da Casa de Leis. Além disso, rei-vindicam uma audiência pública para tratar sobre a implantação do passe livre para estudantes.

A denúncia contra o prefeito nikkei é baseada na decisão judicial sobre ele e o vice, Mário Lúcio da Silva, que tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral no dia 12 de junho. Pesa contra eles no processo eleitoral, o crime de “abuso de poder econômico por meio de caixa dois”.

De acordo com o documento, na sentença o Juiz Eleitoral aponta que “os réus declararam, falsa-mente, em prestação de contas encaminhada à Justiça Eleitoral, a doação de serviços de cabos eleitorais, quando, na verdade, os serviços foram devida-mente remunerados, fazendo com que os valores desembolsados não circulassem pela conta oficial da campanha”.

Em junho, já houve protestos da população, já que a expectativa era que o processo fosse lido antes do recesso de julho.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password