Eleições movimentam políticos nikkeis e dois nomes já confirmam candidatura em 2018

Jamil Ono é oficializado no PEN (Foto: Divulgação)

Para o ano de 2018 faltam pouco mais de quatro meses, mas o meio político já se aquece para as eleições. Na comunidade nipo-brasileira, a “dança das cadeiras” já acontece. Na última semana, dois nomes confirmaram disputa na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Após sair oficialmente do PT, no início do mês, com militância por quase dez anos, o ex-prefeito de Andradina Jamil Ono foi anunciado, na última sexta-feira, o mais novo membro do PEN (Partido Ecológico Nacional). Ele confirmou ao São Paulo Shimbun que busca uma vaga a deputado estadual.

“Estou apenas no início de uma grande caminhada que ainda estamos construindo, mas o objetivo final é chegar à Assembleia Legislativa (de São Paulo), com o intuito de seguir defendendo a população de Andradina e da região. Foram bons anos no PT e agora inicio uma nova história no PEN, que foi um dos partidos que me convidaram”, afirmou Ono.

A ida ao novo partido está ligada à ideia de que, por se tratar de uma sigla menor, o coeficiente eleitoral na disputa também seja baixo. Pelos cálculos feitos por Ono, seriam necessários de 35 a 40 mil votos para conseguir uma cadeira pelo PEN. “Nossa intenção com a mudança foi entrar na disputa com condições reais de uma vitória, que, sem dúvida, se-ria bem mais difícil se seguisse no PT”, confirmou ele, que, mesmo assim, sabe que terá uma dura missão. “Há 40 anos, a região não elege um deputado.”

Outro nome certo na disputa de 2018 é de Cláudio Miyake (PSDB), que está no seu segundo mandato como vereador em Mogi das Cruzes e, no terceiro, como presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Continua…(impresso)

 

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password