Brasília recebe ‘Fórum de Estudos Japoneses’
A Universidade de Brasília recebe, a partir de s-gunda-feira, o “9º Fórum de Estudos Japoneses no Centro-Oeste”, que conta com o apoio da Embaixada do Japão no Brasil.
Para começar os trabalhos, a professora Yûki Mukai coordena, no primeiro dia, a palestra “Você sabe o que é Renku?”. Poesia feita em grupo, ela é composta por pequenos poe-mas onde cada um retoma um aspecto do anterior. Participam como professores convidados Matsuda Makiko e Yoshikazu Shiraishi. A palestra será das 19 às 21 horas. No mesmo dia, a partir das 17h30, acontece uma leitura dramatizada do texto teatral Kanta, da peça Kindainougakushu, de Yukio Mishima. A coordenação será da professora Kimiko Uchigasaki Pinheiro.
A apresentação do Nô moderno proporcionará ao público uma experiência de leitura dramatizada, resultado do curso de extensão “Na Classe e em Cena”. A leitura do texto vem sendo desenvolvida com os educandos da graduação de Letras-Japonês e de língua japonesa da Universidade de Brasília.
O texto compõe a coletânea da obra Kindainougakushuu, que reúne cinco peças adaptadas por Yukio Mishima a partir do teatro Nô tradicional. Kantan foi adaptada da obra homônima de Motokiyo Zeami. Nela são retratados aspectos da vida como beleza, poder, fama e morte.
No dia seguinte e no dia 26, será oferecido o mini-curso “Esugoroku: a história do Japão em jogo”, que terá a coordenação da professora Michele Eduarda Brasil de Sá. O horário é das 14 às 18 horas.
O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. A Universidade fica próxima ao Lago Paranoá.