Brasília passa a ter o ‘Dia do Undokai’

O Undokai, , tradicional festividade esportiva entre os japoneses e bastante propagado pelo Brasil, graças as entidades nipo-brasileiras, passa a ter um dia especial em Brasília.

A partir de agora, todo o terceiro domingo do mês de maio, será celebrado na Capital Federal o “Dia do Undokai, fruto da lei 5.871/2017 sancionada pelo governador local, Rodrigo Rollemberg, e pro-posta pela deputada Sandra Faraj (Solidariedade), que institui a data no calendário oficial de eventos de Brasília.

A tradicional festividade esportiva da comunidade nipo-brasileira reúne famílias de descendentes e interessados na cultura japonesa em um dia de gincanas ao ar livre, com o objetivo de promover o es-porte e a integração entre os participantes.

“Reconhecer esta festividade e incluí-la no calendário oficial de eventos do DF é uma singela forma de homenagear a comunidade japonesa, que tanto contribui com a agricultura da nossa cidade”, destacou a parlamentar Sandra Faraj.

Os primeiros imigrantes japoneses chegaram a Brasília em 1958, já respeitados por sua produtividade e pelas inovações que trouxeram à agricultura brasileira. Eles foram convidados a cultivar as terras que abasteceriam de alimentos a futura Capital Federal. O convite partiu de Israel Pinheiro, diretor da Companhia urbanizadora de Brasília e cinco famílias nipônicas deixaram Goiânia para tentar a sorte. A maioria dos descendentes de japoneses se estabeleceram na Colônia Agrícola Alexandre Gusmão, em Vargem Bonita, e no Núcleo Bandeirante, em Taguatinga e Planaltina.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password