Brasil convida Japão para encontro sul-americano

O ministro da Cultura, Roberto Freire, convidou, na última semana, o governo japonês, por meio do embaixador do Japão, Satoru Satoh, para participar da próxima edição do Mercado de Indústrias Culturais do Sul, que será realizado em abril de 2018, na cidade de São Paulo.

O Micsul é considerado o principal encontro regional voltado a mercados culturais e criativos da América do Sul e reúne micro e pequenos empreendedores culturais de dez países sul-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Durante a reunião, o ministro e o embaixador discutiram a viabilização de outros projetos e o aprofundamento das relações culturais entre os dois países. “As relações entre Brasil e Japão são muito boas. O Brasil tem a maior comunidade de japoneses fora do Japão, com aproximadamente dois milhões de pessoas. Nosso desejo é, não apenas manter, mas ampliá-las”, afirmou Satoh, que citou a Japan House como uma das importantes pontes entre o Brasil e o Japão.

Para Freire, em um futuro próximo, será possível discutir inclusive a viabilidade de realizar um festival do Brasil no Japão. “A comunidade de brasileiros que vive em solo japonês é bastante expressiva, o que favorece ainda mais o aprofundamento de nossas relações. A ampliação do intercâmbio pode se dar por meio de diversas manifestações culturais como cinema e música”, destacou o ministro, que debateu ainda os principais desafios que deverão ser enfrentados pelo Ministério da Cultura nos próximos meses. Na avaliação de Freire, a cultura irá se destacar no futuro como uma das atividades que produzirão impacto econômico cada vez maior.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password