Barueri abre mostra e homenageia artista nikkei

A Galeria de Artes de Barueri abriu oficialmente ontem uma exposição que celebra os 110 anos de imigração japonesa no Brasil.

A mostra reúne 33 obras, entre pinturas, esculturas e gravuras, do artista plástico Susumo Harada, além de 40 fotografias da comunidade nipo-brasileira, pertencentes ao Acervo do Museu Municipal.

Além de celebrar os 110 anos da imigração japonesa, a exposição também comemora os 80 anos de Susumo Harada. Nascido em Barueri, ele é um legítimo descendente das famílias japonesas que apor-taram no Brasil em 1908, a bordo do navio Kasato Maru. Em 1968 e 1969 trabalhou como mecânico de manutenção nas empresas Sorocabana e Corneta. Apenas em 1977 iniciou seu primeiro trabalho artístico com painel decorativo. Dali em diante, suas obras se destacam pelo trabalho com envelhecimento de chapas, cobre, latão e bronze. O artista começou seus trabalhos com xilogravura, passando para a pintura em óleo e acrílica sobre tela e esculturas. Além de artista plástico, ele é pesquisador, historiador e escritor.

Fora a exposição, a cidade prepara para o dia 28, às 16 horas, uma confraternização no Teatro Municipal, oferecida pela diretoria do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Barueri (Comphic), e que homenageará o artista nikkei e outros membros da comunidade nipo-barueriense.

A exposição, que é gratuita, está aberta de terça a sábados, das 9 às 18 horas, e vai até o dia 30 de julho. A Galeria de Arte está localizada no Teatro Municipal de Barueri, que fica na avenida Ministro Raphael de Barros Monteiro, 250, Jardim dos Camargos.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password