Asahi compra marcas com participação brasileira

O japonês Asahi Group Holdings, que concluiu recentemente a compra das marcas Peroni e Grolsch, anunciou ontem um acordo com o grupo de capital belga/brasileiro AB InBev para comprar ativos da em-presa em cinco países da Europa Central e Leste.

Pelo acordo, que deve ser finalizado somente no primeiro semestre de 2017, foi acertada a venda de cinco marcas de cerveja do Leste Europeu para o grupo japonês, numa transação avaliada em 7,3 bilhões de euros. O acordo confere maior presença internacional à Asahi, que é uma grande produtora de cervejas no Japão, mas um pequeno concorrente no âmbito mundial, com fatia de apenas 1,2%. Ficou acertado que a Asahi irá assumir marcas antes pertencentes à SABMiller na República Checa, Polônia, Hungria, Eslováquia e Romênia.

A AB InBev está vendendo os ativos como parte de um pacto com regula-dores europeus para garantir a aprovação de sua aquisição da SABMiller. A fusão das duas gigantes do setor de cervejas foi concluída em outubro. Na Bolsa de Tóquio, as ações da Asahi fecharam em baixa de 4,6%, após a notícia sobre o provável negócio, que saiu apenas uma hora antes do final do pregão.

Vale lembrar que os consumidores de cerveja do Japão preferem as marcas locais como a Asahi Super Dry ou a Kirin Ichiban em relação às importa-das como Budweiser ou a Miller. As quatro principais cervejarias do Japão – Asahi, Kirin, Suntory Holdings Ltd. e a Sapporo Holdings Ltd. possuem juntas uma fatia de mais de 90% do mercado interno.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password