Empresa brasileira inicia exportação ao Japão

A empresa Forno de Minas, tradicional indústria de alimentos congelados e líder de mercado na comercialização de pães de queijo no Brasil, confirmou que acaba de enviar o primeiro contêiner da iguaria mineira para o Japão.

Ao todo, foram enviadas cerca de oito toneladas do produto, que será comercializado por meio de um distribuidor parceiro. Segundo a gerente de Co-mércio Exterior da Forno de Minas, Gabriela Cioba, “o japonês, na grande maioria, conhece o pão de queijo”. “Em algumas lojas de conveniência são vendi-das porções prontas para o consumo. Além do interesse no consumidor nativo, no Japão, vivem cerca de 180 mil brasileiros, que já conhecem a Forno de Minas e ajudarão na divulgação”, afirma ela.

A aceitação do produto também é baseada no aspecto de saudabilidade. “O pão de queijo tem os atributos de ser glúten free, natural – não contém aditivo – e consumido assado”, diz a gerente, lembrando que o pão de queijo pode ser consumido em diversas ocasiões e maneiras.

A expectativa é que, a partir de março do ano que vem, a empresa consiga enviar ao Japão um contêiner com 26 toneladas do produto por mês. O pão de queijo enviado ao Japão é exatamente igual ao vendido no Brasil, mas a Forno de Minas, que vai fechar o ano com crescimento de faturamento de 27%, precisou investir cerca de R$ 100 mil na adaptação das embalagens.

Além do Japão, a Forno de Minas exporta também para os EUA, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Peru, Uruguai e Emirados Árabes. A expectativa é fechar 2020 exportando 15% da produção de pão de queijo. Atualmente, chega a 7%.

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