‘19º Festival das Cerejeiras Bunkyos’ embeleza o fim de semana em São Roque

O fim de semana está recheado de festa na comunidade nipo-brasileira de São Paulo.
Uma delas é o “19º Festival das Cerejeiras Bunkyos”, que acontece amanhã e domingo, das 8 às 17 horas, no município de São Roque.
Neste ano, um atraso na floração da espécie Himalaia (flor miúda em rosa claro) dá espaço para o tipo Okinawa (rosa forte), já toda carregada de flor. Já para quem aprecia a Yukiwari, deverá se contentar com as quatro mudas à venda, mas que só serão disponibilizadas para quem comprar mais 10 pés.
Cerca de 400 pés de cerejeira estão plantadas no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, mantido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).
Junto com as entidades nipo-brasileiras da região – Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista, Associação Cultural de Mairinque, Associação Mallet Golf Kokushikan e Cotia Seinen Renraku Kyoguikai – o Bunkyo realiza esta edição em celebração aos seus 60 anos de fundação e aos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.
Todos os anos, a festa das cerejeiras atrai milhares de pessoas para ver a beleza da natureza. Para este ano, a expectativa é atrair um total de 30 mil pessoas.
A tradição japonesa de fazer piquenique embaixo dos pés de cerejeira deverá ser evitada pelos visitantes, que terão um espaço determinado, próximo ao lago, para não atrapalhar “a hora da foto”.
Os vices-presidentes Teruco Kamitsuji e Gerson Kunii alertam para fiscalização em torno das cerejeiras. Por isso, visitantes com má conduta, quebrando galhos ou balançando as árvores para a queda de pétalas, deverão ser advertidos.
O melhor mesmo é contemplar as cerejeiras e aproveitar as atrações da festa, como o concurso de fotografia. Interessados poderão participar com até duas fotos realizadas durante a festa. A participação é gratuita, as inscrições devem ser feitas no dia e as melhores fotografias serão expostas, com os autores sendo premiados com câmeras da Fujifilm.
Para “clicar” a melhor foto, os visitantes deverão fazer o trajeto das cerejeiras a pé, sem o apoio do disputado trenzinho. Com a falta de emenda parlamentar, os custos tiveram que ser reduzidos, com fim ao pequeno trem e com diminuição de espaços.
Mas no palco, a animação está garantida com muita música, dança e oficinas. Para as crianças, os destaques são os cursos rápidos de pipa, com o engenheiro Ken Yamazato, e de cerâmica, com a Comissão de Arte Craft do Bunkyo. Patchwork, bonsai e ikebana são outros assuntos de oficinas gratuitas.
Na parte de alimentação, a comida japonesa feita pelas associações locais irá dividir espaço com receitas da cozinha brasileira, alemã/austríaca, italiana e portuguesa. A novidade deste ano é a comida food truck, com caminhões vendendo okonomiyaki, takoyaki e hambúrguer de wagyu.
Para quem não resiste ao impulso de comprar, bazaristas estarão a postos com produtos nacionais e importados, além de flores, frutas e verduras produzidas na região.
Para facilitar a ida ao Kokushikan, o Bunkyo oferece ônibus com saída e retorno no bairro da Liberdade, em São Paulo. A passagem (ida e volta) custa R$ 30,00 e deve ser reservada ainda hoje com a secretaria da entidade, tel: (11) 3208-1755 (com Aurora). A saída está prevista para a partir das 8 horas, em frente ao prédio do Bunkyo (rua São Joaquim, 381), e retorno por volta das 16 horas.
Para quem for de carro, o estacionamento custa R$ 20,00 e a entrada é franca aos passageiros.
O “Festival das Cerejeiras Bunkyos”, também conhecido como “Sakura Matsuri”, faz parte do calendário oficial da Estância Turística de São Roque, a 65km da capital paulista.