‘32º Festival Kodomo-no-Sono’ acontece em fim de semana disputado na comunidade

Dança japonesa é uma das atrações de palco (Foto: Divulgação)

O bairro de Itaquera, na zona Leste de São Paulo, terá festa japonesa neste fim de semana.
A entidade Kodomo-no-Sono realiza a 32ª edição de seu tradicional festival, que acontece hoje, das 11 às 17 horas, e amanhã, das 9 às 17 horas.
Como todos os anos, uma programação baseada na cultura japonesa será feita para um público estimado em 15 mil pessoas, nos dois dias.
Música, dança e comida típica devem entreter os visitantes na sede da Kodomo.
“O Festival, antigo bazar beneficente, é uma divulgação da cultura e gastronomia japonesa. Na praça de alimentação estarão várias associações e toda a renda vai para a Kodomo. É uma ajuda de 1 a 2 meses de manutenção”, diz o presidente André Korosue.
Mas a ajuda não é só em dinheiro. Cerca de 1,2 mil voluntários trabalham na festa, todos em prol dos 80 internos, entre homens e mulheres, com idades de 22 a 60 anos e deficiência mental.
Muitos deles deverão circular na festa, junto com familiares. Também poderão ser vistos no palco, em apresentação de taikô.
E para mostrar outros trabalhos feitos por eles como terapia ocupacional, cerâmicas estarão à mostra e à venda a preços especiais.
Convidativos também estarão os preços de flores, levadas pelo grupo da Aflord, verduras, frutas e roupas novas e seminovas.
No setor dos bazaristas, uma variedade de produtos nacionais e importados serão vendidos.
Já em alimentação, ofertas para todos os gostos, com destaque para yakissoba, yakitori, udon, futomaki, gyoza, tempurá, sushi, sashimi, okonomiyaki e moti.
E do início ao fim da festa, a programação de palco rola solta. Nos dois dias, a primeira atração é o Taikô Kodomo-no-Sono, dos internos.
Hoje, ainda tem Ricardo Nakase, Associação Rádio Taissô, Joe Hirata, Ryu Jackson, Rukyukoku Matsuri Daiko, Associa-ção Tottori Shan Shan Ka-sa Odori, Sérgio Tanigawa, Zeni Daiko – Associação Tottori, Banda de Koteki – Tenrikyo, Edson Saito Y.es Band, Grupo Folclórico Tirol – Sapateado, Sawalef – Dança do Ventre e sorteio.
O domingo conta com Sakura Fubuki Taikô, a em-baixadora Kawaii do Brasil, Akemi Matsuda, Mariana Suzuke, Requios Geinou Doukoukai, Rizumu Taissô (Acal), Mika Youtien, Corpus Line, Associação Ken-kou Hiyogen Taissô, Kien Daiko, Cia Balalayka de Dança e Folclore da Rússia, Mieko Tsurusawa, Alces Risumu Taissô e sorteio.
Cada apresentação tem em média 25 minutos de duração, com maior tempo para a cerimônia de abertura, marcada para o meio-dia de domingo.
A maioria das atrações estará presente em outra festa da comunidade (no caso, o “Sakura Matsuri”, cuja matéria foi publicada ontem) e, segundo o presidente André Korosue, tudo foi montado pelo mesmo coordenador para não haver coincidências e para atender os dois públicos.
Para quem acompanha a programação da Kodomo, deverá sentir falta da cantora japonesa Mariko Nakahira, que estava no Brasil, mas precisou voltar ao Japão. O retorno dela, no entanto, está previsto ainda para o final deste mês.
E para abrigar os visitantes da possível chuva prevista para o fim de semana, tendas estarão montadas, cedidas pela SPTuris.
O “32º Festival Kodomo -no-Sono – Bazar Beneficente” acontece na rua Prof. Hasegawa, 1198. A entrada tem contribuição (não obrigatória) de R$ 5,00. Para facilitar a locomoção, ônibus gratuito até o local terá partidas em dois pontos: da estação Itaquera do Metrô, a partir das 8 horas, e do bairro da Liberdade, na rua da Glória, altura do número 326. Os horários de saída são das 8 às 10 horas, e, da volta, das 15 às 16 horas.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password