São Paulo e Paraná definem responsáveis pelas logomarcas dos 110 anos da imigração

Maurício de Sousa fará a logo para o Paraná (Foto: Divulgação)

Os 110 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao território brasileiro, que será comemorado no ano que vem, não tem o mesmo apelo do centenário, celebrado em 2008, porém nem por isso a data deixará de ser lembrada de forma honrosa pela comunidade nipo-brasileira.
As cidades do Paraná e São Paulo, as duas com maiores presenças da comunidade nikkei, já começam a se movimentar para planejar os festejos e têm algumas definições.
Em São Paulo, as cinco principais entidades da comunidade: Bunkyo, Enkyo, Kenren, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão definiram Yoshiharu Kikuchi, ex-presidente do Enkyo, como responsável por coordenar os festejos.
Um pouco mais atrasado que o Paraná, fato reconhecido por Kikuchi ao São Paulo Shimbun, a comissão pretende bater o martelo sobre questões envolvendo a festa em uma reunião hoje.
Segundo informações colhidas pela reportagem, porém a logomarca ficará a cargo do artista plástico Kazuo Wakabayashi. Ele terá ao seu lado outros dois artistas japoneses: Yutaka Toyota e Kenichi Kaneko, que serão consultados.
Já no Paraná, o deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR) foi escolhido como presidente da Solenidade e das Festividades da Comissão do Estado, que fechou, na última segunda-feira, o responsável por produzir a logomarca do evento. Se trata nada menos que o cartunista Maurício de Sousa, criador da “Turma da Mônica” e que também foi o responsável por criar as duas mascotes oficiais das festividades de 2008: Tikara e Keika.

Continua… (no impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password