Rio sedia exposição de ikebana ‘Seiguetsu’

O Rio de Janeiro estará florido hoje com a abertura da exposição “Arte tradicional japonesa de arranjo floral”, no Forte de Copacabana. A realização é do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, o Instituto Cultural Brasil-Japão e a Escola Seiguetsu-filial Rio de Janeiro.

No total, 27 ikebanas serão apresentados ao público até o dia 1º de abril. Os arranjos são de alunos da Escola Seiguetsu – filial Rio de Janeiro, supervisionados pela professora Masuyo Otsuka. Durante o período da exposição, ela ensinará a arte do ikebana a interessados, de forma gratuita. As aulas acontecem ama-nhã e domingo e no próximo fim de semana prolongado pelo feriado de Páscoa em dois horários: das 15 às 16 horas e das 16 às 17 horas. As inscrições serão feitas por ordem de chegada e recomenda-se chegar minutos antes do horário pretendido.

Na abertura, somando-se à beleza das flores, haverá uma performance de dança contemporânea inspirada numa das mais populares lendas japonesas, a do velhinho que fazia desabrochar as cerejeiras (Hana Saka Jiji), do coreógrafo e diretor Yu Miwa, e interpretada pela bailarina Nadya Moretto.

Toda a programação é gratuita, mas para entrar no Forte de Copacabana, o valor é de R$ 6,00 (R$ 3,00 para idosos, crianças e professores), que permite a visitação a outras áreas do estabelecimento, como o museu e a fortaleza onde estão canhões. O local hoje é muito procurado para eventos e é um pólo cultural do Exército.

A exposição de ikebana fica aberta à visitação das 10 às 18 horas, de terça a domingo. O Forte de Copacana fica na Praça Coronel Eugênio Franco, 1, posto 6.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password