Radar doado pelo Japão chega no final do mês

O radar meteorológico Banda X, cedido pela empresa Japan Radio Company (JRC) ao estado do Paraná, já deixou o Japão e deve chegar ao País no final de outubro. A previsão é que esteja em operação em janeiro de 2018.

O equipamento monitorará o sistema meteorológico da Região Metropolitana de Curitiba para prevenção de desastres naturais. O equipamento foi cedido pela empresa através de uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e não terá custos para o estado.

Ontem, o governador Beto Richa recebeu os executivos da JRC e lembrou que o Paraná já possui dois radares de grande porte instalados em Teixeira Soares, no Centro-Sul do Estado, e em Cascavel, na região Oeste. “Este novo equipamento, de curto alcance, específico para centros urbanos, vai melhorar o tempo de resposta do Sistema de Monitoramento e Previsão Hidrométrica do Estado”, disse ele. “O radar de alta precisão vai se somar aos investimentos e ações do governo e contribuir para que estejamos cada vez mais preparados para proteger os paranaenses de todas as regiões.”

Participaram do encontro com o governador, o diretor executivo da JRC, Kensuke Ohnuma; o presidente da empresa no Brasil, Masaru Saito, e o auditor JRC no Japão, Junichiro Kimura, e o chefe da Casa Militar do Governo do Paraná, coronel Élio de Oliveira Manuel.

No encontro, Kensuke Ohnuma salientou que o Paraná tem trabalhado para se tornar pioneiro no sistema de prevenção de desastres. “Os esforços para firmar parcerias internacionais demonstram o interesse do governo em avançar na área”, disse.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password