Japonês faz sucesso na bateria de tradicional escola de samba carioca

Keita Brasil é apaixonado pelo samba (Arquivo Pessoal)

O Carnaval está no coração de muitos brasileiros e vem conquistando cada vez mais adeptos do outro lado do mundo. A presença de japoneses, não só como espectador, mas como participante da maior festa popular do País, já está virando tradição. No Rio de Janeiro, a Império Serrano tem no “coração da escola”, como é conhecida a bateria, um legítimo representante nipônico e que pelo 17º ano seguido tentará contagiar as passistas, alas e foliões.

Keita Shibuya, que prefere ser chamado de “Keita Brasil”, toca caixa, instrumento que dita o ritmo e dá sustentação para o restante da bateria.  Ele, que aprendeu a tocar no Rio de Janeiro, se interessou pelo ritmo ao assistir a um jogo de futebol no estádio e ver a torcida do Vasco batucando em apoio ao time. “Minha primeira visita ao Carnaval foi em 1997. No ano seguinte, cantei com Jamelão (tradicional intérprete dos sambas-enredo da escola de samba Mangueira) e me tornei o primeiro puxador de samba estrangeiro. Desde lá, não parei mais. Eu amo o Carnaval”, afirma o japonês, que está no Brasil desde o início de janeiro e volta ao Japão em 17 de fevereiro.

O amor de Keita pela festa brasileira e pela Império Serrano é tanto, que, no ano passado, ele criou uma filial da escola na terra do sol nascente. No Japão, além de promover apresentações de samba, ele oferece oficina de instrumentos e aulas sobre a cultura brasileira. “O Japão tem um Carnaval, mas lá é mais brincadeira, diversão. Quero mostrar o verdadeiro Carnaval brasileiro e também tudo sobre a cultura do país. Hoje, já tem várias escolas de samba no Carnaval por lá, mas eu quero mais qualidade”, revela ele, confirmando que 14 alunos japoneses vão desfilar este ano na Sapucaí. “Todo ano, japoneses desfilam na Império Serrano. Somente na escola isso acontece.” Uma das suas alunas é a passista Atsuko Ezure, que também está confirmada no desfile

Continua… (impresso)

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password