Exposição conta história dos japoneses em Maringá

Como forma de homenagear e mostrar a importância que tiveram os japoneses na colonização e formação de Maringá e região, o Museu Unicesumar (av. Guedner, 1610, JD Aclimacao) recebe a  exposição “Brasileiros do Japão, Japoneses do Brasil”.

Composta por fotos e textos montados em painéis, a mostra ficará aberta até o final do ano (dia 12 de dezembro), mostrando desde a chegada dos primeiros imigrantes a fatos mais atuais.

A exposição mostra ao público não só os registros dos primeiros que chegaram à região como também os setores de trabalho, a participação na política, a irmandade entre as cidades de Maringá e Kakogawa, a visita da Família Imperial à cidade, o caminho de volta dos dekasseguis e o Festival Nipo-Brasileiro, considerado a maior festa japonesa no Brasil.

“Não há imigrante que abandonou mais os seus costumes que o japonês. A razão disto é a enorme diferença entre uma e outra maneira de viver. Diferenças entre usos, costumes, hábitos, clima, língua. Foram obrigados a morar em casas sem tatame, abandonaram o quimono, substituíram a tigela pelo prato, trocaram o hashi pelo garfo e passaram a beber café ao invés do chá”, assinalam as historiadoras e responsáveis pela exposição, Loide Caetano e Tatiane Caparroz, lembrando ser “uma homenagem à comunidade japonesa”.

A ocupação japonesa em Maringá teve início em 1939, com a chegada de Mitsuzo Taguchi, que desembarcou na cidade ao lado dos dois filhos, para derrubar a mata das terras que havia comprado. A visitação é de segunda a sexta, das 8h30 às 12h15 e das 14 às 17h30 e, sábados, das 10 às 16 horas.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password