Convenção de steampunk dá espaço para animê

A vila de Paranapiacaba, no município de Santo André, será ocupada hoje por fãs de steampunk, movimento inspirado na literatura com olhar no passado.
Garotas e garotos vestidos com roupas típicas do século 19, ao estilo vitoriano – elas de espartilho e saia com anágua, e, eles, com calça, colete e goggles (óculos de solda punk) -, fazem uma convenção com abertura para o animê.
Uma exibição de animações japoneses, bem como exposições de 10 artistas, palestras e show, deve agitar a pacata vila de arquitetura inglesa.
Esta é a 3ª edição da “Steamcon” e a programação, hoje e amanhã, começa às 10 horas.
Aberta não só para os fãs de steampunk, mas para interessados em geral e moradores da vila, a convenção é uma “imersão espaço-temporal”, com atividades interativas em locais com importância histórica e é classificada pelos fãs como um evento multicultural.
Tudo a ver com o estilo do movimento, a vila de Paranapiacaba destaca-se pela ambientação que parece ter parado no tempo, no século 19.
Exatamente por isso foi escolhida pelos fãs de ficção científica antiga como cenário para a convenção, que acontece até as 17 horas de hoje e, 15h45, de amanhã.
Como em festas de animê, com circulação de pessoas caracterizadas como heróis japoneses, os fãs de steampunk estarão presentes com vestimentas vitorianas, nas quais a elegância é referência.
De acordo com os organizadores, o steampunk, ao contrário do cyberpunk, foca o passado e provoca imaginações de como seria o século 19 com computadores e máquinas do tempo, ou ainda Internet e whatsapp.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password