Toyota e Mazda unem-se por uma nova fábrica nos Estados Unidos

Uma nova fábrica auto-motiva será construída nos EUA, com direito a comemoração do presidente Donald Trump.
Toyota e Mazda uniram-se e vão preparar uma fábrica para daqui 4 anos.

Com investimento previsto de US$ 1,6 bilhão, a nova planta deverá ficar pronta em 2021 e fabricar a linha Corolla, especial-mente o modelo híbrido, antes planejada para o México.

Uma ameaça de Trump de aumentar impostos para a Toyota se decidisse importar o sedã feito no México, pode ter forçado a decisão dos japoneses pelo país norte-americano.  Ainda na gestão Obama, a Toyota anunciou o investimento de US$ 10 bilhões no país nos próximos cinco anos. Com Trump, a dúvida paira no ar.

Mas um alívio deu-se sexta-feira passada, com o anúncio da parceria pelos presidentes Akio Toyoda, da Toyota, e Masamichi Kogai, da Mazda, em Tóquio.

A parceria permite que uma detenha uma fatia de ações da outra. A Toyota terá uma participação de 5% da Mazda, e, esta, 0,25%. A nova fábrica, cuja localização não foi divulgada, terá capacidade para produzir até 300 mil carros por ano, como Corolla e novos crossovers da Mazda.

Dessa forma, a fábrica em construção da Toyota no México irá produzir a picape Tacoma no lugar do Corolla.
Nos EUA, as japonesas, além de carros, irão devolver tecnologias para veículos elétricos e vão trabalhar em conjunto para desenvolver tecnologias de informação nos carros e funções de direção autônoma.

Para todo o trabalho, cerca de 4 mil empregos devem ser gerados.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password