‘Dia Mundial do Pedestre’ tem atividades pelo Brasil

Hoje é o “Dia Mundial do Pedestre”, data defendida por muitos grupos, ONGs, grupos e associações a caminhar, deixando o carro na garagem e sem usar o transporte público.

A emblemática foto dos Beatles atravessando uma rua de Londres foi adotada por organizações para lembrar a prioridade que deve ser dada às pessoas. Em grande parte do Brasil, várias ações serão realizadas para celebrar o pedestre.

Na capital paulista, acontecem duas mesas-redondas sobre o Estatuto do Pedestre, com realização do Cidade Ativa e Corrida Amiga.

Pessoas que influenciam e que têm o poder de decisão municipal estarão hoje, das 14 às 17 horas, no Laboratório de Mobilidade Urbana (rua Boa Vista, 136, Centro). Os debates também serão transmitidos ao vivo pela rede social Facebook.

Uma recente campanha realizada pelo Corrida Amiga, a “Calçada Cilada”, deparou-se com 1,6 mil irregularidades.

Um exemplo é o bairro da Liberdade, que no fim de semana foi alvo do programa Bairro Lindo, da Pre-feitura de São Paulo. Apesar de as ruas mais “turísticas” do bairro terem recebido varrição, pintura e plantio de grama; os vazios de vários ladrilhos nas calçadas não foram preenchidos.

Por isso, para evitar uma possível virada de pé, deve-se prestar atenção no chão, no trânsito, na sinalização. Como boa conduta do pedestre, a faixa ou passarela devem ser utilizadas na travessia; olhar bem para os dois lados antes de atravessar a rua, ainda mais se houve ciclofaixa; não passar pelo meio de carros parados no semáforo e evitar transitar por trás de ônibus ou de qualquer empecilho que dificulte a visão do motorista.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password