Tocantins confirma grande evento em homenagem aos 120 anos do Tratado

Governador de Tocantins em encontro com embaixador (foto: Pedro Barbosa/AsseGov)

Definitivamente, as celebrações pelos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão não passarão despercebidas, de Norte a Sul do País, durante todo o ano de 2015. Além dos centros com maciça quantidade de nipo-brasileiros, localidades menores, sem um número expressivo de famílias nikkeis, também se preparam para celebrar a data e em grande estilo.
Durante uma encontro, realizado na última quarta-feira, na Secretaria Estadual da Cultura, ficou definido a realização do “Festival de Cultura Japonesa – 120 anos de Amizade Japão-Brasil”, em Palmas, no Tocantins.
O evento foi marcado para o dia 15 de agosto, com início às 18 horas, na Praça dos Girassóis, onde está localizado o Palácio Araguaia, sede do governo local. Essa praça, aliás, é considerada a segunda maior do mundo, com uma área de cerca de 570 mil m², o equivalente a 11 alqueires.
“Além do espaço, que pode comportar o público tranquilamente, o local também conta com um Jardim Japonês, que tem tudo a ver com o evento”, afirma o presidente da Associação Nipo-Brasileira no Tocantins, Nelson Kazuo Nakamura, confirmando que a expectativa é pela presença de até 10 mil pessoas, número bem acima dos que se vê normalmente em eventos da comunidade japonesa daquele estado. “Contamos, habitualmente, com um público de cerca de 800 pessoas. A intenção é fazer algo bem maior, que marque essa data tão especial também aqui em Tocantins, já que, pelo que estamos sabendo, até o final do ano, cerca de 400 eventos semelhantes ao esse ocorrerão em todo o Brasil.”
O embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, foi convidado e já confirmou presença. Ele será acompanhado pelo governador de Tocantins, Marcelo Miranda. Diante da presença ilustre, o governo daquele estado ajudará em toda parte estrutural da festa, enquanto a programação ficará a cargo da Associação.

“A secretaria alegou não ter como ajudar com dinheiro, mas disponibilizou toda a estrutura e também equipamentos e mão de obra. Enquanto isso, vamos atrás de preencher a programação. Nossa ideia é trazer atrações importantes, inclusive de São Paulo”, comenta.
Segundo o presidente, há três anos, o cantor Joe Hirata fez um show em Palmas e o público passou de cinco mil pessoas.
Ainda durante reunião, o secretário estadual da Cultura, Melck Aquino, apresentou aos membros da Associação toda a proposta da estrutura da realização do evento, que será aberto ao público e contará com praça de alimentação, jardim ornamental, palco para shows e espaço para apresentações artísticas.
A Secretaria de Cultura confirmou, ainda, que reuniões com a iniciativa privada serão realizadas nas próximas semanas, em busca de apoio. “Recentemente, o governador Marcelo Miranda foi gentilmente recebido pelo embaixador japonês no Brasil que demonstrou grande interesse de conhecer nosso potencial econômico e de ecoturismo. Essa celebração dos 120 anos é uma forma de retribuirmos a receptividade encontrada na capital federal”, ressaltou o secretário.
Na ocasião citada, o embaixador Umeda declarou abertamente que “Tocantins não é apenas o mais novo estado brasileiro, mas também o mais propício para bons investimentos japoneses”. Uma equipe técnica nipônica chegou, inclusive, a ser enviada àquele estado, no mês de abril, a fim de levantar setores para investimento. O embaixador também convidou o governador local para apresentar as potencialidades do Estado na Câmara Brasil-Japão, instituição de São Paulo.
Segundo o último levantamento, somente em Palmas, existem cerca de 120 famílias pertencentes à comunidade nikkei. Já a Associação Nipo-Brasileira no Tocantins possui 19 anos de existência e atualmente conta com cerca de 35 famílias associadas, todas residentes da capital.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password