Tênis de Mesa brasileiro dá show no Pan de Toronto
O tênis de mesa brasileiro encerrou sua campanha no Pan-Americano de Toronto de forma brilhante. Além de conquistar sete medalhas em oito possíveis na competição e fazer uma trinca no individual masculino, a delegação viu uma de suas revelações subir no lugar mais alto do pódio entre os homens.
Hugo Calderano, de 19 anos, conquistou o título na competição masculina. O Brasil não era campeão desde 1995, quando Hugo Hoyama saiu vencedor da disputa. Com a vitória, Calderano sai do Pan com duas medalhas de ouro, pois já havia sido campeão por equipes ao lado de Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. De quebra, classificou-se para a Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.
Na decisão, Calderano enfrentou justamente Tsuboi, e venceu por 4 sets a 3. Além do ouro e da prata, o Brasil também ficou com o bronze, com Thiago Monteiro – os dois mesa-tenistas derrotados nas semifinais ficaram com o terceiro lugar. Em todo o Pan de Toronto, esta foi a única competição em que o Brasil ocupou as três posições no pódio entre todas as modalidades.
Apesar de não ter obtido resultados à mesma altura do masculino, o tênis de mesa feminino brasileiro também mostrou o seu valor. Nas finais individuais, Gui Lin ficou com a medalha de prata, e Caroline Kumahara levou o bronze. Kumahara foi superada na semifinal pela americana Yue Wu por 4 sets a 0. Em seguida, a mesatenista dos EUA derrotaria Gui Lin por 4 a 3 para ficar com a medalha de ouro. Além dessas duas medalhas, a equipe feminina composta por Lin, Kumahara e Ligia Silva já havia conquistado a prata por equipes.
O Brasil terminou sua participação no Pan com a terceira posição no ranking, com 141 medalhas.