Okimoto garante vaga nas Olimpíadas do Rio

A nikkei Poliana Okimoto e a também nadadora Ana Marcela Cunha asseguraram suas vagas nos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016 na maratona aquática.

A baiana Ana Marcela foi bronze na prova dos 10 km no Mundial de Kazan, na Rússia, enquanto Okimoto chegou na sexta posição. Elas precisavam ficar entre as 10 primeiras para se classificar. Além do pódio e da primeira medalha do Brasil em Kazan, a conquista para Ana Marcela foi ainda mais especial, já que ela não disputou a última edição dos Jogos Olímpicos. Ela ficou atrás apenas da francesa Aurelie Muller, medalha de ouro com 1h58min04s3, e da holandesa Sharon Van Rouwendaal, prata com 1h58min 06s7.

A primeira aparição da brasileira foi ainda adolescente, em Pequim 2008, quando ficou na quinta posição. À época, foi o melhor resultado de uma nadadora brasileira nos Jogos Olímpicos.

Já a Okimoto, campeã mundial da prova em 2013,   fez o tempo de 1h58min 28s8 e também se classificou. “Estou super aliviada. Claro que queríamos uma medalha e ficou muito próxima. A briga pelo bronze foi na batida de mão, mas conseguimos colocar as duas nos Jogos Olímpicos, nadando bem e brigando por medalha. A pressão era muito grande para chegar entre os dez. Esse nervosismo pode ajudar a nos manter concentradas e hoje foi um teste muito bom, ou seja, passar pela pressão de conseguir uma vaga para nadar uma Olimpíada. Passamos com louvor”, comemorou.

Ana Marcela, Allan do Carmo e Diogo Villarinho ainda garantiram a medalha de prata na prova por equipes de 5km. Já no sábado, Ana, Okimoto, Allan e Diogo voltam a entrar no rio Kazanka para competir nos 25 km.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password