Senado comemora os 120 anos do Tratado

Os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão foram celebrados, na última quinta-feira, em sessão especial no Plenário do Senado.
Nos discursos, parlamentares enalteceram não apenas os vínculos políticos e econômicos construídos entre as duas nações, mas também os laços culturais.
A sessão, presidida pelo senador Jorge Viana (PT-AC), contou com a presença, entre os convidados, do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda. Após a execução dos hinos dos dois países, por uma dupla de músicos do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, apresentou-se o grupo Matsuri Daiko Brasília.
Ao comentar a relação mantida pelos Parlamentos brasileiro e japonês, Jorge Viana apontou a necessidade de ampliação de vínculos entre os legisladores dos dois países.
Em nome do governo japonês, o embaixador Kunio Umeda agradeceu a iniciativa do Senado. “Agora, como ponto mais alto das celebrações do Japão deste ano memorável, estamos trabalhando para a visita da presidente Dilma Rousseff ao Japão”, comentou ele, falando da visita dos príncipes Akishino e Kiko ao País.
O casal, aliás, emitiu, após retorno ao Japão, uma declaração intitulada “A nossa impressão após a visita à República Federativa do Brasil”. Nela, os príncipes se disseram impressionados com a comunidade nikkei. “Sentimos muitas vezes uma ‘japonesidade’ que não estamos acostumados na nossa vida diária.”

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password