Secretaria amplia número de postos para vacinação

Moradores da zona Norte de São Paulo depararam-se com mais postos de saúde abertos para vacinação da febre amarela, desde o dia de ontem.

A Secretaria Municipal de Saúde decidiu ampliar para 33 o número de Unidades Básicas de Saúde disponíveis para vacinação. O motivo deu-se após a se-gunda morte de um macaco por febre amarela.

Desde sábado, quando o primeiro macaco foi encontrado morto, com o vírus da doença, no Horto Florestal, filas enormes são formadas desde as primeiras horas do dia nos postos de saúde.

Neste primeiro momento, a intenção é vacinar todos os moradores da zona Norte, desde crianças a idosos. A dose não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

A vacinação é para prevenir uma febre amarela silvestre, que não é transmitida pelo macaco, mas sim pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Assim como a cidade de São Paulo, Mairiporã também iniciou uma campanha de vacinação contra a febre amarela.
O objetivo é imunizar 80 mil pessoas e a iniciativa deu-se após a morte de dois macacos em um condomínio. Testes que confirmariam a doença nos animais ainda não foram feitos.

E a Secretaria da Saúde informa que um áudio que circula pelo Whatsapp não é verdadeiro. Nele, uma mulher diz haver um surto de febre amarela em São Paulo, veementemente negado pelo órgão municipal.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password