São Paulo sedia evento de gastronomia em celebração aos 120 anos do Tratado

Culinária japonesa movimenta milhões em SP (Foto: Divulgação)

Eiji Tomimatsu, Shin Koike, Cristina Eguchi, Dalio Hiro Ozono e o japonês Hirotoshi Ogawa. Esses são apenas alguns dos renomados chefs  que participam do evento inédito “Japan & Asian Food Show – Feira e Workshop de Restaurantes & Culinária Asiática”, que acontece nessa segunda, terça e quarta-feira, das 11 às 19 horas, no Expo Center Norte, como parte das comemorações pelos 120 anos do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio Brasil-Japão.

Ao todo, o evento conta com 50 expositores, entre empresas de alimentos; indústria de pescados e saquês; acessórios de cozinhas; ambientação; e administração, como franquias, logística e gestão. Está programado, ainda, workshops de chefs, especialistas, professores e empresários, além de uma programação técnica que envolve as entidades parceiras debatendo sobre os gargalos do setor, procedimentos de logística, higiene, investimentos e comércio com países asiáticos.

Logo no primeiro dia acontece a abertura do “1º Fórum Brasileiro da Indústria de Pescados”, com a presença do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, além de Yokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, entidade que conta com um estande próprio no evento. Para o dia, estão programados painéis e uma  mesa-redonda com a participação de envolvidos no setor, como de Edson Kubo, diretor do Instituto da Pesca do Estado de São Paulo; e Roberto Imai, presidente do Sindicato das Indústrias da Pesca do Estado de São Paulo.

O dia traz, ainda, o chef Eiji Tomimatsu, da Agro Nippo, falando sobre saladas orientais; explicações sobre máquinas de sushi; além da tradição dos Makis, com o sushiman Dalio Hiro Ozono. Já o chef Shin Koike, considerado uma das cinco personalidades condecoradas pelo governo do Japão por seus serviços de divulgação da cultura culinária nipônica pelo mundo, mostra o potencial do peixe da Amazônia na comida nipônica. Ele também faz um apanhado geral sobre a origem da culinária japonesa.

Na terça e quarta-feira, será aberto o “Fórum Brasileiro de Gastronomia Asiática”, no qual, especialistas em empreendimentos no setor de alimentação falam sobre temas relevantes para o desenvolvimento de negócios na área de gastronomia asiática, como história e características, food service, etiqueta gastronômica, tecnologia, perspectivas do mercado, uso de peixes e espécies nativas no preparo dos pratos, izakayas, atendimento, cardápio e inovação.

Entre os participantes está o sushiman japonês Hirotoshi Ogawa, responsável pela divulgação das técnicas e das boas práticas para o preparo de sushis ao redor do mundo; e a professora nikkei Lumi Toyoda, que conversa com os participantes sobre a importância da etiqueta na gastronomia oriental.

Nos dois dias, também, ocorre um “Seminário de Gestão de Temakerias e Restaurantes Asiáticos”, visando ampliar o conhecimento dos profissionais do segmento por meio de palestras sobre a hospitalidade e o empreendedorismo. Dentro desses temas, o Instituto Mokiti Okada apresenta a importância da recepção, de uma ambientação adequada ao negócio e o significado dos diferentes tipos de Ikebana. Por sua vez, as professoras Dayse da Costa Vasconcelos, Anete Tanahara Kuba e Lidia Shimada Giso Kohatsu, fazem demonstrações com os temas “Modernidade”, “Maturidade” e “Dia a Dia”. As aulas ocorrem num Pavilhão de Ikebanas, onde os trabalhos estarão expostos.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o número de restaurantes japoneses em São Paulo já é maior que o de churrascarias. Para se ter uma ideia, só no ano passado, a culinária oriental movimentou R$ 411 milhões. O evento ocorre na rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme. Informações: www.japanfoodshow.com.br

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password