São Paulo e Paraná definem responsáveis pelas logomarcas dos 110 anos da imigração

Os 110 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao território brasileiro, que será comemorado no ano que vem, não tem o mesmo apelo do centenário, celebrado em 2008, porém nem por isso a data deixará de ser lembrada de forma honrosa pela comunidade nipo-brasileira.
As cidades do Paraná e São Paulo, as duas com maiores presenças da comunidade nikkei, já começam a se movimentar para planejar os festejos e têm algumas definições.
Em São Paulo, as cinco principais entidades da comunidade: Bunkyo, Enkyo, Kenren, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão definiram Yoshiharu Kikuchi, ex-presidente do Enkyo, como responsável por coordenar os festejos.
Um pouco mais atrasado que o Paraná, fato reconhecido por Kikuchi ao São Paulo Shimbun, a comissão pretende bater o martelo sobre questões envolvendo a festa em uma reunião hoje.
Segundo informações colhidas pela reportagem, porém a logomarca ficará a cargo do artista plástico Kazuo Wakabayashi. Ele terá ao seu lado outros dois artistas japoneses: Yutaka Toyota e Kenichi Kaneko, que serão consultados.
Já no Paraná, o deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR) foi escolhido como presidente da Solenidade e das Festividades da Comissão do Estado, que fechou, na última segunda-feira, o responsável por produzir a logomarca do evento. Se trata nada menos que o cartunista Maurício de Sousa, criador da “Turma da Mônica” e que também foi o responsável por criar as duas mascotes oficiais das festividades de 2008: Tikara e Keika.
Continua… (no impresso)