Salto alto pode ser o vilão da folia e Carnaval pede prevenção

Contagem regressiva para o Carnaval, momento de vestir a fantasia e subir no salto. Mas esse tipo de calçado pode prejudicar a saúde do folião.
De acordo com o ortopedista Pil Sun Choi, coordenador do Grupo de Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva do Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo, salto alto pode acarretar dores nas costas.
A dor ocorre porque esse tipo de sapato desloca o centro de gravidade do corpo para frente, causando um desequilíbrio. Essa desproporção sobrecarrega as estruturas das vértebras causando uma curvatura excessiva da coluna para dentro, o que os médicos chamam de lordose lombar.
Antes de começar a sambar, o spa Shishindo, tem dicas para os cuidados com os pés: esfoliá-los antes da maratona de Carnaval; hidratá-los; unhas cortadas e sola do pé não muito lixada; e um escalda-pés após a folia.
Outra prevenção que não passa despercebida no Carnaval é o uso de preservativo.
O Ministério da Saúde vai distribuir 5 milhões de “camisinhas” em ações especiais nos blocos carnavalescos, com a presença do Homem Camisinha, símbolo do ano, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda e Ouro Preto.
No ano passado, 574 milhões de preservativos foram distribuídos em unidades de saúde de todo o Brasil.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password