Procurador ressalta cooperação durante seminário Brasil-Japão contra a corrupção

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Procuradoria-Geral da República e a Embaixada do Japão no Brasil promoveram ontem o “Seminário Brasil-Japão de Combate à Corrupção”, no auditório do Conselho Superior do Ministério Público Federal, em Brasília.
Com o objetivo de disseminar o conhecimento adquirido por procuradores em cursos realizados no Japão e abordar a experiência japonesa e brasileira no combate à corrupção, o evento foi aberto pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e pelo embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh.
Na ocasião, Janot ressaltou que, apesar da cooperação entre Brasil e Japão na área penal ser recente, ela já colabora muito com a criação de uma rede internacional de combate ao crime. “Desde de 2008 membros do Ministério Público Federal participam em Tóquio de cursos organizados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão e o Instituto das Nações Unidas para a Ásia e o Extremo Oriente para a Prevenção do Crime e Tratamento de Criminosos. Este programa tem tornado possível a criação e a manutenção de uma rede internacional de parceiros na percepção de delitos no combate à corrupção. O curso na capital japonesa conta com juízes e procuradores de todo o mundo”, afirmou o procurador-geral.
As relações entre a Procuradoria-Geral da República do Brasil e a Procuradoria Geral do Japão foram estreitadas quando, em maio de 2008, a Procuradoria-Geral da República recebeu a visita do então procurador-geral do Japão, Keiichi Tadaki, como parte das atividades do centenário da imigração japonesa ao Brasil.
Continua…(impresso)