Poliana Okimoto anuncia aposentadoria e se despede em competição no Rio de Janeiro

Eleita a melhor nadadora do mundo pela Federação Internacional de Natação, em 2013, a nikkei Poliana Okimoto disputará sua última competição profissional da carreira.

Com diversas conquis-tas, entre elas, a medalha de bronze nos 10 km da maratona aquática nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a atleta fará sua despedida das águas no Desafio Rei e Rainha do Mar, no dia 10 de dezembro, nas águas abertas da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Na competição, a nikkei representará a equipe amarela (Brasil) ao lado de Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha e Fernando Ponte. Eles enfrentarão as equipes continentais da África, América e Europa, além de um 2º time brasileiro.

A participação dos atletas considerados de elite acontecerá no segunda dia de competições, mesma data das provas de Stand Up Paddle. Motivada pela última prova da carreira, a nikkei falou, em coletiva de imprensa, sobre a decisão de se aposentar.  “Eu pesei na balança o lado profissional e pessoal. No lado profissional, eu conquistei tudo o que queria. Fui campeã mundial, medalhista olímpica, campeã da Copa do Mundo, fui pioneira na modalidade, na natação feminina. No lado pessoal, tem tanta coisa que ainda quero, quero ser mãe. O atleta abdica de muita coisa. Eu comecei a nadar aos dois anos. Estou com 34 anos. São 32 anos dedicados ao esporte”, explicou ela.

Okimoto fez sua estreia no esporte na Travessia dos Fortes, em Copacabana, no ano de 2005. Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, mais uma vez na praia de Copacabana, levou a prata, sendo o primeiro pódio do País na história da competição. Em 2013, no Mundial de Barcelona, foi campeã dos 10 km.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password