Países têm novos planos para ciência e tecnologia

Brasil e Japão devem intensificar a cooperação bilateral em ciência e tecnologia.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh, reuniram-se anteontem e planejaram os próximos passos da parceria e desenvolvimento de pesquisas em espaço, mar e tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Esses são os possíveis temas da 5ª Reunião do Comitê Conjunto Brasil-Japão para Cooperação Científica e Tecnológica, a ser realizada em Brasília. Ainda não há data certa, mas o embaixador afirmou que gostaria de realizar a reunião “o quanto antes”.
Em 2015, o Japão sediou a reunião com enfoque em agricultura, biotecnologia, ciências espaciais e marinhas, prevenção de desastres naturais e TICs.
No encontro com o ministro, o embaixador do Japão citou os quase 33 anos do Acordo sobre Cooperação no Campo da Ciência e Tecnologia e lembrou do positivo projeto para uso de imagens do satélite japonês Alos para monitoramento de desastres naturais e desmatamento ilegal no Brasil; e que já está no Alos-2.
O Japão é um dos principais parceiros do Brasil em projetos de cooperação técnica. Uma das iniciativas mais bem-sucedidas é o Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical de Moçambique (ProSavana), desenvolvido em conjunto com a Embrapa.
O sistema nipo-brasileiro de TV digital (ISDB-T) é outro resultado de parceria dos países.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password