Oficina de comida japonesa foca no cardápio vegetariano

O projeto de ensinar a comida japonesa do dia a dia vai de vento e popa para a cozinheira Marlene Fukushima.
Neste domingo, das 8 às 13 horas, ela faz a 3ª edição do Oficina de Comida Caseira Japonesa com foco no cardápio vegetariano.

Oito pratos serão ensinados por ela: inarizushi (sushi caseiro), gohan (arroz japonês), missoshiru (sopa de pasta de soja), sunomono (entrada) de repolho agridoce, kinpira takenoko (broto de bambu levemente refogado), yakinasu (berinjela japonesa grelhada ou frita), tofu steak e de sobremesa kanten (gelatina japonesa a base de algas) com frutas.

A maioria dos ingredi-entes escolhidos faz parte do cardápio regular dos japoneses e descendentes. Ao que se vê, carne não terá vez em nenhum mo-mento e nem o peixe que reina absoluto na culinária japonesa. A ausência de ambas as carnes é para mostrar o quão possível é fazer receitas simples, práticas e saborosas com ingredientes saudáveis.

A soja fermentada (missô), por exemplo, é rica em proteínas, ferro, cálcio e ainda por cima não é muito calórico. Já o broto de bambu possui propriedades anticancerígenas e re-juvenescedoras e, a gelatina agaragar (kanten) é uma rica fonte de cálcio, ferro e fibras. Não contém açúcar, gordura e carboidratos.

Os participantes da aula terão a oportunidade também de ouvir o educador Edson Hiroshi, do Ecovila Clareando, que fará uma palestra sobre os benefícios da comida japonesa.

A aula tem o preço de R$ 290,00 (inclui ingredientes, apostila e almoço) e será dada na rua Primeiro de Janeiro, 53, Vila Clementino, São Paulo. Inscrição pelo site: www.japanveggie.eventbrite.com

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password