Nikkeis de Jacareí realizam ‘Festival dos Imigrantes’ sem homenagem ao Japão

A comunidade nikkei de Jacareí, interior de São Paulo, vai na contramão de todas as festas japonesas deste ano, que homenageiam os 110 anos da imigração, e faz um festival com destaque para Portugal.

De ontem até amanhã, e no próximo final de se-mana, acontece o “11º Festival dos Imigrantes de Jacareí”. “Até a 10ª edição o tema foi o Japão. Este ano, decidimos pela comemoração portuguesa”, ex-plicou o presidente do Bunkyo de Jacareí, Alberto Ueda.

A escolha por Portugal deu-se pela participação cativa “da barraca” desde a 1ª edição do Festival.

E por ser um evento com foco em imigrantes, uma programação miscigenada, tanto no palco como na gastronomia, foi preparada para o público esperado de 35 mil pessoas.

Os visitantes são da própria Jacareí e de cidades vizinhas como Caçapava e Pindamonhangaba.

Com apoio da Prefeitura, o Festival integra o calendário oficial de Jacareí e é considerado o maior e-vento da cidade e, desde o ano passado, é realizado em dois finais de semana.

De acordo com Ueda, a grande demanda e a estrutura já montada resultou na ampliação do Festival, que foi idealizado para co-memorar o centenário da imigração japonesa, em 2008. Anos depois, “a diretoria achou por bem comemorar todos os imigrantes” e mesclar a programação.

Por isso, além de taikô tem dança italiana tarantela, o Festival tem yakitori (espeto de frango) e bacalhau na sede do Bunkyo, aos sábados e domingos, a partir das 10 horas, e sexta, das 18 às 23 horas. Ingresso: R$ 5,00. Tel: (12) 3956-1488

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password