Nikkei ensina a economizar com cultivo de horta orgânica no apartamento

Edson Hiroshi é agrônomo formado pela USP (foto: Divulgação)

Livres de agrotóxicos e produzidos com técnicas que respeitam o meio ambiente, os alimentos orgânicos vêm conquistando cada vez mais espaço nos quintais e sacadas de casas e apartamentos por todo o Brasil. Porém, antes de embarcar de vez nessa “onda natural”, os interessados devem saber tudo o que envolve o cultivo, que, além de trazer bem-estar e saúde à família, aumenta o contato com a natureza e ajuda a economizar na hora das compras.

É exatamente isso o que pretende mostrar, nesse domingo, das 9 às 17 horas, o engenheiro agrônomo Edson Hiroshi, fundador da Ecovila Clareando, que ministra, na cidade de Piracaia, no interior de São Paulo, o curso “Horta Orgânica: um Caminho”.

Na ocasião, os alunos vão aprender, entre outras coisas, a fazer o composto orgânico, preparar a terra, plantar corretamente e fazer inseticidas naturais. “Aqueles que moram em apartamento, por exemplo, vão conseguir fazer vasinhos de tempero sem agrotóxicos para usar na cozinha”, afirma o nikkei, completando: “As pessoas vão descobrir que é possível fazer milagres em apenas um metro quadrado de terra”.

O evento também tem como objetivo ensinar as pessoas que moram na cidade – ou mesmo no campo – a se reconectar à natureza. “Cultivar uma horta orgânica é o primeiro passo se criar um diálogo com a terra”, afirma Hiroshi, que é um dos pioneiros agricultura orgânica urbana no Brasil.

Para se ter uma ideia, o primeiro curso do nikkei, chamado de Unidade da Vida, foi lançado há 35 anos, quando o tema sustentabilidade ainda não estava em evidência. Desta vez, ele alia a experiência de morar 14 anos na Ecovila Clareando, cultivando produtos orgânicos para consumo próprio.

Para que as pessoas entrem de cabeça no tema, o curso acontece na horta comunitária da própria Ecovila. Dessa forma, segundo Hiroshi, é possível estabelecer uma comunicação com as plantas e aprender a “escutar a terra”. “Assim como um cachorro reconhece quem o trata, uma planta também se manifesta silenciosamente à presença do tratador”, diz o especialista.

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade de São Paulo, Hiroshi é pesquisador e educador ambiental. Idealizador da Ecovila Clareando em Pira-caia, onde mora atualmen-te, ele coordena de cursos de Ferrocimento Artesanal e Usos de Bambu. Há 30 anos, fundou o Acampa-mento Franciscando, voltando para crianças e adolescentes se reconectem com a Natureza.

Durante sua carreira, recebeu os prêmios “Qualidade de Vida”, em 1996; e “Qualidade Verde”, em 1998. Também já foi reconhecido por seus trabalhos de empreendedorismo social pelas organizações Ashoka, dos Estados Unidos, e Mokichi Okada, do Japão. Por fim, ele é autor dos livros “Unidade da Vida” e “Terapia Real Curate a Ti Mesmo”; e colaborador da publicação “Terapia Ortomolecular Natural”, do professor Francisco Antunes.

O valor do curso é R$ 230,00 e inclui café da manhã, almoço vegetariano orgânico e equipamentos de trabalho. Os pratos, aliás, serão preparados com ingredientes colhidos no dia Mais informações e inscrição devem ser obtidas pelo e-mail: contatohiroshi@gmail.com. Restam poucas vagas. Localizada na Serra da Mantiqueira, região entre as cidades de Piracaia e Joanópolis, a Ecovila está situada na Estrada Municipal Álvaro Costa, a uma hora e meia da capital paulista.

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password